google-site-verification=Z2m43KT1B9TEbk1ckBpy6sKAPEhE-S_rszSoIbgTl4o
Foto: Pousada Fazenda Maristela/Divulgação
CINEMA

Residência BASE abre inscrições para 2ª edição a partir de hoje

Seis anos depois de sua primeira edição, que contou com a participação dos cineastas hoje reconhecidos Aly Muritiba (“Para Minha Amada Morta”) e Caroline Leone (“Pela Janela”), o Residência BASE está de volta.

A partir desta segunda-feira (3), estão abertas as inscrições para a nova temporada do projeto, exclusivamente realizadas através de seu site. Os interessados, que precisam residir no Brasil e não podem ter realizado mais de dois longas-metragens, podem se inscrever até o dia 23 deste mês.

No total, serão 400 projetos recebidos, portanto, é importante não demorar a entregar a ficha de inscrição, juntamente com o argumento de filme, que deve ter entre seis e dez páginas.

Após a análise do material, uma comissão julgadora selecionará candidatos para participarem da fase de entrevistas, que posteriormente resultará na escolha de sete projetos (ficção, documentário ou animação).

Gratuito, o programa visa estimular o diálogo entre os roteiristas ao promover rodas de conversas e trocas de experiências para que novos talentos do audiovisual possam desenvolver suas histórias da melhor maneira possível e com base em dicas de profissionais gabaritados do mercado.

Nesta edição, os selecionados ficarão hospedados, de 5 a 11 de agosto, na Pousada Fazenda Maristela, em Tremembé, no interior de São Paulo, trabalhando em seus roteiros cinematográficos com a consultoria do cineasta Fabio Meira (“As Duas Irenes” e “Bingo”), além dos convidados roteiristas Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus” e “Tropa de Elite 2”) e Carolina Kotscho (“Dois Filhos de Francisco” e “Quebrando Tabu”).

CONCEPÇÃO DO RESIDÊNCIA BASE

O programa Residência BASE, que tem patrocínio do UOL e apoio da Pousada Fazenda Maristela, foi idealizado no início da década por Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes, a partir da inspiração em residências artísticas internacionais. Agora, o projeto conta também com a curadoria de Fernando Sapelli.

“Estamos vivendo um momento difícil no audiovisual e acreditamos que iniciativas que fortaleçam a base da cadeia são essenciais para a continuidade dos avanços conquistados. A experiência e resultados da primeira edição confirmam a necessidade dessas iniciativas”, disseram eles, por meio de nota divulgada à imprensa.

Assista neste link o vídeo da primeira edição do Residência BASE, realizada em uma casa nas montanhas em São Francisco Xavier (SP).

%d blogueiros gostam disto: