ESPECIAIS

A arte da restauração

O processo de restauração de obras de artes, por si só, já é uma verdadeira obra de arte. O ambiente, que recebe diversas preciosidades da nossa história, exige cuidados específicos com iluminação, temperatura e ventilação. Essas preciosidades históricas como esculturas, pinturas e molduras fazem parte da rotina do atelier de restauração, peças que exigem cuidados minuciosos, que são controlados pelas mãos do restaurador.

Apesar da profissão Restaurador ainda não ser regulamentada, ou seja, não há uma lei que define quais atividades são exercidas por estes profissionais, há projetos em andamento no congresso nacional. No entanto, o saber prático aliado a outros conhecimentos são os principais fatores para os profissionais que se dedicam nesta área.

A restauradora Neusa Mello, que há 20 anos trabalha em Porto Alegre em seu portfólio dedicado à restauração e conservação, já restaurou peças de grandes artistas como Picasso, Ismael Néri, Pedro Weingarthner, Tarsila do Amaral e Lutzemberg.

“O restaurador não é um artista. Ele não cria nada, restaurar é somente uma técnica que  se limita a consertar o que está danificado com cuidados minuciosos”, afirma neusa.

O interesse pela área surgiu nos anos 90, quando era sócia na Delphus Galeria de Arte e Molduras, onde foi se encantando e apaixonando pela profissão. De 1990 a 2010 começou a fazer cursos de especialização, e passou a fazer os restauros da Delphus e cada vez mais ampliando seus conhecimentos.

Sobre o trabalho que executa em seu ateliê Neusa conta:

“O trabalho do restaurador de obras de arte é um exercício de bastidores delicado e, sobretudo, invisível. Mas seus cuidados técnicos, precisos e minuciosos na hora de restaurar uma obra fazem dele uma espécie de artista. Ser sensível e humilde, no entanto, são pré-requisitos de todo restaurador. Captar a vontade inicial de quem pintou o quadro exige muita sensibilidade, manter-se fidedigno a obra exige muito cuidado.”

Atualmente, Neusa já contabiliza mais de mil peças no currículo. Ela ressalta que, devido ao trabalho minucioso que realiza, cada item acaba por ser um novo desafio.

Atelier De Restauração Neusa Mello
Rua 16 de Julho, 42 – 205 – Porto Alegre
Facebook: fb.com/atelierestauracaoneusamello/
@atelierestauracaoneusamello

Por: Diorman Werneck
Fotos: Divulgação

Fui em Roraima nascer, em Minas Gerais crescer e em São Paulo ser alguém, sou designer de moda, pós graduado em comunicação e marketing em mídias digitais por formação, blogueiro desde 2006 por um feliz acidente do destino, viciado em café, adoro conversar, ouvir historias e dar conselhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.