Foi em 26 de setembro de 1969. Esta foi a data do lançamento do disco “Abbey Road“, talvez o mais emblemático dos Beatles. O 12° trabalho do quarteto de Liverpool traz clássicos do repertório da banda, como “Something“, “Come Together“, “Here Comes the Sun” e “Oh! Darling“.

Em comemoração aos 50 anos de “Abbey Road“, inclusive, foi lançada hoje uma versão deluxe do álbum (que você pode escutar ao final da matéria). Para também celebrar a data especial, separamos sete curiosidades sobre o disco aniversariante, considerado um dos melhores do fab four. Confira abaixo:


1- “Abbey Road” é o álbum mais vendido dos Beatles.

2- “Abbey Road” tem o mesmo nome da rua de Londres onde está o estúdio Abbey Road. Este disco está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

3- Embora tenha sido o penúltimo trabalho lançado pelos Beatles, foi o último a ser gravado. As músicas do álbum que encerrou a carreira de Lennon e cia, “Let It Be“, foram gravadas alguns meses antes das sessões que deram origem a “Abbey Road“.

4- Durante as gravações de “Abbey Road“, o engenheiro de som Geoff Emerick fumava muito os cigarros da marca Everest. Por algum tempo, ficou decidido entre os Beatles que este seria o nome do disco, mas, depois de atravessarem a famosa faixa de pedestre, resolveram chamar de “Abbey Road” em homenagem ao estúdio que serviu a eles durante quase 10 anos.

5- O fusquinha da capa está atualmente no museu da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha.

6- Os Beatles sempre estiveram envolvidos com o número nove, principalmente John Lennon, que o tinha como número da sorte. “Abbey Road“, por exemplo, tem nove letras, assim como “Revolution 9“, presente no disco de 1968 “The Beatles” (ou “White Album“) também faz referência ao número. Lennon, em carreira solo, lançou ainda “#9 Dream” em seu álbum “Walls and Bridges“, de 1974.

7- “Abbey Road” traz a canção mais curta dos Beatles, chamada “Her Majesty“, com apenas 23 segundos de duração.

One thought on “Há 50 anos, os Beatles lançavam o icônico disco “Abbey Road””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.