Como mudar completamente a decoração usando cadeiras

julho 15, 2018



Oi gente! Tudo bem?

Hoje nós vamos afalar um pouquinho daquilo que a gente faz melhor, né?  

“Que é descer, subir, a sentar e rebolar!” Hahahaha

Achou que a gente ia falar da MC Loma e as Gêmeas Lacração, né? Não é!

Hoje nos vamos falar das cadeiras Retrô.

Antes de falar das cadeiras que vão deixar a sua casa com um charme incrível. É preciso entender a diferença entre RETRÔ e VINTAGE.

Retrô: São coisas novas que lembram design antigo.

Vintage: Coisas antigas e conservadas ou restauradas.

Ex. O casaquinho da minha avó que foi da minha tia e que ela me deu é Vintage.

O casaquinho igual ao da minha avó nos anos 50 que eu comprei em uma fast-fashion é retrô.

O mesmo vale para os moveis!



É Impossível falar de cadeiras sem falar do incrível alemão Michel Thonet

Em 1855, esse senhorzinho bem à frente do seu tempo pode enxergar a necessidade da adaptação dos móveis a uma estética voltada para o que seria pós-revolução industrial.

A Thonet 14 foi desenvolvida como uma forma mais barata e com uma técnica própria executada por Thonet, a arqueação da madeira sólida com vapor, e olha o resultado.



Essas cadeiras dão um charme super legal para salas de jantas e espaços para café dentro de casa. 

Agora se você achar que sua decoração precisa de algo mais metalizado pode apostar nas cadeiras estilo Roquebrune. Elas costumam ficar mais legais em escritórios e dormitórios com uma pegada mais "chapada" para ambientes com menos detalhes e mais simplicidade. 


Além de ficarem lindas com pisos escuros e paredes revestidas com pedras. 

A grande queridinha dos ambientes cheios de detalhes e que trás a pegada retrô na alma são as cadeiras Eiffel. Elas enchem os ambientes de carisma porque conseguem misturar simplicidade com muitos detalhes e quando utilizadas com cores varias no mesmo ambiente não tem erro. É lindo! 



As cadeiras Wire foram desenvolvidas por Charles e Ray Eames que criaram uma versão aramada da cadeira Side que haviam lançado em 1951. Nesse período o escritório de Eames começou a experimentar arames tecidos e soldados. Especula-se que a inspiração tenha vindo do formato de uma gaiola, mas há contos que dizem que a inspiração surgiu nas formas dos vestidos femininos, cestos e bandejas.



Uma forma muito legal de brincar com a decoração é misturando cadeiras de vários estilos em um mesmo ambiente. O que deixa o espaço mais despojado e colorido. Agora é abusar da criatividade e colocar a mão na massa! 

E nem precisa sair louca querendo comprar as cadeiras mais caras do mercado, porque você acha muitas cadeiras. 






GOSTOU? Qual é a sua preferida?

Eu estou bem aqui sentado na minha Barcelona quase cochilando...

E lembrem-se meninas, e meninos também, turubom. Façam patentes de suas criações. Se não criaram nada, patenteiam também.

**O tempo muda e nós ficamos aqui esperando o tempo passar. O tempo volta e continuamos aqui, nos reescrevendo e nos transformando em uma versão melhor de nós mesmos.

Beijos





Roberto Mourão é Natural de Minas Gerais, atualmente morando em São Paulo. Com formação técnica em administração e Licenciatura em História. Tem o sangue comercial nas veias e a moda no coração.

Por: Roberto Mourão
Edição: Diorman Werneck
Fotos: Google/Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR

0 comentários

CURTA NO FACEBOOK

SEGUIDORES