TEATRO

A[R]MAR – Resenha

Inspirado em conto do argentino Julio Cortázar, A[R]MAR reestreia no Teatro Municipal Cacilda Becker no dia 5 de outubro


Existem varias formas de escrever sobre um espetáculo, show ou apresentação. Aqui, sempre tento ser o mais verdadeiro possível e não será diferente com essa peça. 

O espetáculo A[R]MAR é uma produção da Suacompanhia Criações Artísticas e quando entrei no teatro eu não sabia nada sobre aquela peça. Logo nos primeiros minutos os atores estavam interagindo com a plateia e fazendo perguntas para algumas pessoas.

A peça é livremente inspirada no conto “Manuscrito Achado Num Bolso”, do escritor argentino Julio Cortázar – Isso eu só fui descobrir em casa quando pesquisei sobre. E Confesso que saí do teatro com mais questionamentos do que quando entrei, isso pra mim é maravilhoso não vejo problema nenhum – acredito que a função da arte é também nos fazer questionar.


A princípio fiquei um pouco perturbado diante daquela situação e aquele rapaz sofrendo aquela angustia de amor, mas o amor ao seu lado. Só que as escolhas simples daquela moça como: direita ou esquerda. Não saiu como ele planejou. Fui ficando cada vez mais aflito e aquele jogo foi ficando cada vez mais envolvente.

A atriz Rita Pisano e o ator Bruno Perillo seguram com tanto domínio o texto que fiquei boquiaberto, porque é complexo e tão forte e é visível que exige muito deles.

A história se passa basicamente dentro de um vagão de metrô, a plateia pode assistir como uma pessoa dentro do vagão ou pode assistir do lado de “fora”.

LEIA TAMBÉM: Cargas D’água – Um Musical De Bolso

A experiência proporcionada à plateia é muito bem explorada e permite visões diferentes da mesma cena. O que me deixou com muita vontade de assistir de outro ângulo. O uso das projeções e a iluminação para a cena do metrô, assim como os focos muito bem pensados me deixou completamente apaixonado pelo desenho de luz que é assinado por Kuka Batista.

Os figurinos conseguem transmitir a essência dos dois personagens, duas pessoas bem comuns que poderia ser eu ou você, ao mesmo tempo que suas roupas deixam bem claras suas personalidades.

De forma geral A[R]MAR vai muito além de uma peça de teatro e chega ao ponto de ser uma experiência. Com toda certeza, se eu fosse você entrava de cabeça nesse jogo onde a casualidade nos convida à percebê-la.


Infelizmente a peça fica em cartaz na Sala Paschoal Carlos Magno dentro do Teatro Sergio Cardoso só até o dia 01 de outubro, mas a SuaCompanhia já tem data de estreia no Teatro Municipal Cacilda Becker que fica na Lapa (bairro de São Paulo).

Se vocês forem assistir voltem aqui pra me contar.

SERVIÇO: A[R]MAR – (Teatro Adulto)
QUANDO: 05 a 21 de Outubro
ONDE: Teatro Cacilda Becker – Rua tito, 295 – Lapa – São Paulo
QUANTO: A partir de R$ 15,00

Por: Diorman Werneck
Fotos: Vitor Vieira 

Fui em Roraima nascer, em Minas Gerais crescer e em São Paulo ser alguém, sou designer de moda, pós graduado em comunicação e marketing em mídias digitais por formação, blogueiro desde 2006 por um feliz acidente do destino, viciado em café, adoro conversar, ouvir historias e dar conselhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.