Jane Fonda foi presa nesta sexta-feira (1) pela quarta semana consecutiva, desta vez, ao lado das atrizes Rosanna Arquette e Catherine Keener, além de outros manifestantes.

Fonda está sendo presa durante as manifestações apelidadas de “Fire Drill Sextays”, que reivindicam mudanças nas políticas climáticas dos EUA. Esta semana, a manifestação teve foco no papel das mulheres na luta contra a eminente catástrofe climática.


“Os esforços para reverter as mudanças climáticas podem ser aumentados exponencialmente se as necessidades e prioridades das mulheres forem abordadas.

Leia também: 8 Dicas Rápidas e Fáceis para Economizar na Decoração da Sua Casa

É por isso que o ‘Green New Deal’ exige uma representação inclusiva das mulheres na tomada de decisões políticas e econômicas em torno das políticas ambientais e climáticas. As mulheres suportam o peso e as mulheres têm muitas das soluções para a crise climática”, disse Fonda.

As manifestações anteriores mantiveram-se ao lado de fora do prédio do Senado de Hart, em Washington.

Leia também: Pitty estreia turnê Matriz no RJ com show arrebatador

No entanto, desta vez o prédio foi ocupado pelos manifestantes, onde Fonda conduziu uma conferência de imprensa improvisada, onde a atriz afirmou que o casaco vermelho que ela usava em suas prisões é o último item de roupa que ela comprará.

Sentados no chão do edifício, os manifestantes exigiam mudanças, aos gritos de “O que queremos?

Um novo acordo verde. Quando queremos? Agora”, “Poder para nossos filhos. Poder para as pessoas” e “É assim que a democracia se parece”.

Leia Também: Entrevista: Vitor Rocha

Cerca de 15 minutos depois, policiais começaram a prender os manifestantes, começando por Fonda. Um a um, civis eram presos sob aplausos das pessoas que restavam no salão.

No total, 43 pessoas foram presas por aglomeração, obstrução da justiça e importunação, além de Fonda, Arquette e Keener, segundo a diretora de comunicações da Polícia do Capitólio, Eva Malecki.

Ativista política há décadas, Fonda declarou: “Eu estarei no Senado toda sexta-feira, faça chuva ou faça sol, inspirada e encorajada pelo incrível movimento que nossos jovens criaram”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.